terça-feira, 16 de junho de 2009

Um Voo de Pássaro



Um pequeno pássaro estende as suas asas, recolhe-as de seguida, rapidamente, num gesto brusco. Abre o leque de penas que lhe trespassa o dorso num movimento descontraído e involuntário desvendando as cores vivas que, em oposição ao momento, se sobrepunham e se escondiam quando o leque perfeito ainda se encontrava fechado.

Que lindo pássaro...

Tão modesto e, no entanto, de uma riqueza majestosa, de uma beleza ofuscante... E, apesar de voluptuosa plumagem a pequena ave não se enchia de si, não procurava exibir-se, simplesmente se deixava existir...

Agora sim, estava pronto a voar. Distendeu as pequenas asinhas, flectiu os joelhinhos minúsculos - tão frágeis que ameaçavam pulverizar-se ao vento - e, num impulso com mais força do que os seus membros faziam acreditar, lançou-se no vazio...


...


Sentia a brisa a coçar-me os braços abertos, sentia o odor que ela carregava a folhas secas, a musgo que cobria uns quantos troncos de umas quantas árvores a alguns metros para trás. Sentia o sol a chicotear-me as costas com os seus raios dilacerantes, como poderia ser tão quente? Não o lembrava assim, antes certamente não teria tanta força. Estaria a ficar senil? Como poderia arder desta maneira? Corri para a sombra, embora mais se parecesse que planava pela aragem. Quando pretendia sentar-me de costas no tronco de uma árvore gigante que me cederia a sua sombra toda a tarde percebi que não andava, que nunca me sentaria e, mais, que não me encontrava no solo, caminhando.

Estava a voar.

Seria possível?

Não! Confirma-se. Estou senil...

Olhei para a traseira e lá estava: duas asas esguias de uma silhueta esbelta que dançava ao vento, uma plumagem esvoaçante que insistia em brilhar nas suas cores infinitas, um leque feito de tintas variadas e mescladas na perfeição.

Era óbvio que não já era mais quem fora...Era, de facto, um pássaro.

E mais. Estava a voar...

Ops...Abstraíra-me de mais em sorver a minha nova realidade que me deixara desequilibrar!

Estava em êxtase, que liberdade, que leveza, que serenidade... A brisa levava-me pelo céu, o sol queimava-me intermitente com as sombras das copas das árvores enormes, mas até o calor infernal me agradava. Estava a voar. As asas batiam, sacudiam-se, para subir no céu. A cauda mostrava-se um leme de excelência enquanto navegava aquele oceano de novas descobertas. A plumagem deixava-se impregnar, infiltrar, pelo vento, tornando-me no próprio ar.

Sentia-me embriagado de felicidade, que mais poderia querer? Já possuía o zénite da independência, da liberdade, da leveza...Estava a voar!

Ondulava nos céus, via o infinito.

Voava sem destino...

Voava...

Voava pela eternidade fora...

Voava...

Voav...

Voa...

Vo...

V...


...


Continuava a observar o pássaro enquanto este irrompia pelo ar, esvoaçando desengonçado, até o perder de vista ao longe! Mas uma coisa era certa, voava feliz...


3 comentários:

  1. Tal como o passarinho, também eu queria aprender a voar.
    Gostava que tentassemos voar o mais alto que nos fosse dado alcançar, pela nossa capacidade, intuição e sentimento. Só espero que o brilho desse voo nunca ofusque o rumo dos nossos caminhos, e que as nossas asas não fiquem queimadas, se, a ambição descabida de alcançar o Sol, se tornar grande demais.
    Tal como para o passarinho tão pequenino, de pernas tão frágeis e tão desengonçado... Só queria que, a alegria dos nossos voos fosse contagiosa, o som das nossas letras fosse cheio de harmonia e desacordes... quando necessário. Que tivessemos a coragem de piar tão alto que se ouvidos não o ouvissem, estivesse em alerta o eco das montanhas.
    Sem dúvida, de que darei este endereço a quem o quiser visitar. Porque, uma coisa é certa,uma visita é tão mais rica, quanto maior o número de visitantes empenhados.
    Obrigada, companheiro. Vamos arregaçar as mangas e preparar as chuteiras.

    ResponderEliminar
  2. Como sempre, encantado com a profundidade das suas palavras!

    ResponderEliminar
  3. Como são diferentes as interpretações que fazemos daquilo que nos chega. Num instante é, noutro deixa de ser...
    Mas,persistimos na nossa ignorância das coisas, manifestando o pouco que sabemos de coisa nenhuma. Assim,o sinto, muitas vezes. Ou será que por norma?!...
    Ainda, assim, correndo o risco de errar, penso continuar, certamente, a lugar nenhum. Até porque, sendo a nossa passagem tão efémera e tão pouco nossa, isso nos dá o "direito" de dizermos coisa nenhuma, mas que, insistimos em fazer pelas mais diversas razões.
    Novo caminho, talvez, partilhado?!...
    Gostei do nome?!... Arrepiou-me um pouco. Mas, porquê toda esta estranheza?! Não tem sido o que tenho feito da vida? Maledicência, talvez. Mas,quando toca às mais profundas convicções, aproveito mais uma riqueza que tenho. Podemos correr o risco de ser tolos. Mas, com todos os defeitos que temos, vivemos num cantinho do Mundo, até certo ponto democrático. Permitindo-nos dizer coisa nenhuma, não pensando em consequências nefastas e que possam ser de algum bem.

    ResponderEliminar